terça-feira, 4 de novembro de 2008

7º Encontro – 15/05/2008



* Produção Textual: COESÃO E COERÊNCIA.
* Leitura compartilhada: “Sapo vira rei, vira sapo.”(Ruth Rocha) – recontada pela cursista Giselle.

* Estudo:
--> Texto no contexto das práticas.
--> Texto e discurso.
--> Interação: Coerência e cooperação.
--> Princípio da cooperação.
--> Conhecimento de mundo.
--> Mundo textual.
--> Como lemos o mundo?
--> Texto e leitura.
--> Crônica.
--> E a memória?
--> Vamos contar histórias?




* Atividade desenvolvida em sala de aula:

Dinâmica para contar histórias:
Foram escolhidos três alunos para participar da montagem da história. O restante da turma participou ouvindo e avaliando o trabalho desenvolvido pelos colegas.
O primeiro aluno escolhido ficou responsável pela invenção da história. Ele deveria inventar a história ou contar alguma situação que tivesse acontecido com ele.
O segundo aluno deveria fazer os gestos da história enquanto o colega estivesse contando-a. Como se fosse suas mãos.
O terceiro aluno foi o redator e transcreveu toda a história contada e gesticulada pelos colegas.
No fim da apresentação utilizamos a redação para fazermos a reestruturação do texto, onde os próprios alunos foram corrigindo seus “erros”. Os alunos adoraram esta dinâmica e combinamos de repeti-la em outra aula.




27/05/2008 - 1º Fórum “Jonas Ribeiro” à “ Como trabalhar o livro de literatura em sala de aula?”/ “Como a imagem pode ser explorada?”

05/06/2008 – Oficina de idéias ---> Discussão do Currículo de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Quais alterações você sugere no Currículo do Ensino Fundamental para melhor adequação à atual realidade?



Uma questão comumente discutida atualmente é: deve-se ou não ensinar gramática?
Partindo do princípio que , ao escrevermos nossos textos, fazemos uma série de escolhas lingüísticas, parece coerente afirmar que o ensino de gramática é fundamental. Afinal, toda vez que produzimos um enunciado, nosso saber gramatical é acionado.
O que se deve questionar, portanto, é como e para que ensinar gramática, de modo que o aluno entenda o funcionamento da língua e a utilize como um instrumento que facilite a comunicação. A gramática não precisa ser ensinada sem vínculo com as outras disciplinas. De forma contextualizada ela estará presente nas diversas áreas do conhecimento.


PARALAMAS DO SUCESSO

ASSALTARAM A GRAMÁTICA
ASSASSINARAM A LÓGICA
METERAM POESIA
NA BAGUNÇA DO DIA-A-DIA
SEQUESTRARAM A FONÉTICA
VIOLENTARAM A MÉTRICA
METERAM POESIA ONDE DEVIA E NÃO DEVIA.

LÁ VEM O POETA
COM SUA COROA DE LOUROS
MEDALHA, AGRIÃO, PIMENTÃO
O POETA É A PIMENTA DO PLANETA
MALAGUETA.

Nenhum comentário: