terça-feira, 4 de novembro de 2008



5º Encontro – 24/04/2008


* Leitura compartilhada: “Os livros e a infidelidade.” Rubem Alves
* Análise do livro didático: “Porta Aberta” – 3ª série
· O livro oferece textos diversificados e heterogêneos, capazes de desenvolver as competências que se pretende atingir.
· Menciona de forma insuficiente a pluralidade de línguas.
· Ensina a produzir textos e a analisar seus elementos.
· Mobiliza a língua oral através de textos como: histórias em quadrinhos, charges, atividades orais na interpretação, etc.
· Deixa claro a diferença entre linguagem oral e escrita promovendo a discussão sobre o uso de cada uma delas.
· O livro aborda os dois aspectos (gramática e texto) igualmente. Em cada texto existe a parte gramatical e interpretativa juntamente com a produção.




As palavras e a imaginação na tessitura do escrever se fortalecem e entrelaçam na medida que eu, escritor de mim mesmo, abro concessões, comparo, concluo, explico, alterno, adiciono, retifico, finalizo. São os “es”, os “mas”, “entretantos”, “todavias”, “contudos” que desenham, delineiam e contornam a nossa história, dando sentido e colorindo as palavras no texto. Essa brincadeira de tecer e alinhavar palavras nos envolve naquilo que os poetas chamam de “encontro textual”. As palavras são soltas, fugazes e só tomam vida e significado quando se embrenham em nossa vida e fazem de nós sua morada.
Eliana Sarreta

Nenhum comentário: