terça-feira, 4 de novembro de 2008


4º Encontro – 17/04/2008


* Dinâmica realizada: “Blá, Blá, Blá...”
* Tema abordado: Interação, Linguagens e Textos.
* Variantes lingüísticas

Língua: Sistema de signos ou de sinais significativos. Veículo de comunicação, forma de interação sobre os outros e com o mundo (atuação social).


Signos: Todo e qualquer sinal que representa um objeto e se opõe a outros signos que, juntamente com ele constitui-se um sistema significativo.


* Apresentação da obra: ABAPORU – Tarsila do Amaral (Modernismo)

à Significa o homem que come.
Que palavra vem dessa leitura?
* pobre * terra * esforço
* trabalho * rural * resistência

Exposição do filme: Cine Gibi 2 – Chico Bento. Qual é a leitura que faço dessa palavra?
* caipira * simples * feliz
* rural * ingênuo

* Trabalho Pessoal:

1) Quando falo quais personagens eu trago para o meu discurso?
Minha fala reflete muito o que aprendi com minha mãe. Sou autoritária, falo alto e muitas vezes sem pensar. Percebo que por várias vezes repito ditados populares que minha mãe me dizia quando era pequena.


2) Qual sombra meu discurso deixa para o outro?
Tento deixar a sombra da autenticidade. Procuro ser única e verdadeira para conquistar a confiança dos meus alunos e também das pessoas com quem convivo.

Nenhum comentário: