25º Encontro –30/10/08
Princípios da Textualidade
Fatores de textualidade:
Coesão
Coerência
Intencionalidade
Aceitabilidade
Situacionalidade
Informatividade
Intertextualidade
A hora de produzir um texto é muito importante, pois o aluno irá se posicionar criticamente a respeito de um determinado assunto. Por isso é importante na hora de avaliar não ignorar os conhecimentos prévios que o aluno traz consigo. É importante que o aluno aprenda a fazer a revisão de seu texto.
Essa revisão deve considerar a coesão, a coerência, a carga informativa, a clareza, a concisão, a adequação e a correção da linguagem como forma de garantir a qualidade da interação.
O professor deve tomar bastante cuidado ao escolher um texto para trabalhar com seus alunos. Há uma grande variedade de textos que podem ser explorados em sala de aula, tais como: textos jornalísticos, livros, propagandas, os textos produzidos pelos alunos e etc., tudo irá depender dos objetivos determinados pelo professor.
Além disso, os textos que os alunos produzem, expressando sua opinião e seus conhecimentos não podem ficar esquecidos nos cadernos. Precisam ser lidos, comentados, discutidos, publicados. Caso contrário, os alunos não verão nenhuma razão para escrever.
Princípios da Textualidade
Fatores de textualidade:
Coesão
Coerência
Intencionalidade
Aceitabilidade
Situacionalidade
Informatividade
Intertextualidade
A hora de produzir um texto é muito importante, pois o aluno irá se posicionar criticamente a respeito de um determinado assunto. Por isso é importante na hora de avaliar não ignorar os conhecimentos prévios que o aluno traz consigo. É importante que o aluno aprenda a fazer a revisão de seu texto.
Essa revisão deve considerar a coesão, a coerência, a carga informativa, a clareza, a concisão, a adequação e a correção da linguagem como forma de garantir a qualidade da interação.
O professor deve tomar bastante cuidado ao escolher um texto para trabalhar com seus alunos. Há uma grande variedade de textos que podem ser explorados em sala de aula, tais como: textos jornalísticos, livros, propagandas, os textos produzidos pelos alunos e etc., tudo irá depender dos objetivos determinados pelo professor.
Além disso, os textos que os alunos produzem, expressando sua opinião e seus conhecimentos não podem ficar esquecidos nos cadernos. Precisam ser lidos, comentados, discutidos, publicados. Caso contrário, os alunos não verão nenhuma razão para escrever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário