quarta-feira, 12 de novembro de 2008

24º Encontro –


FÁBULAS

Planejamento de uma aula sobre fábulas para alunos da 4ª série do ensino fundamental

Objetivos específicos:
• Reconhecer os elementos que caracterizam uma fábula.
• Analisar a linguagem figurada do texto e sua relação com valores e concepções de mundo.
• Relacionar o tema do texto com situações do cotidiano.
• Reescrever fábulas a partir de gravuras.

Conteúdo: Fábulas

Texto utilizado:
• O leão e o ratinho – de Jean de La Fontaine


Procedimentos de ensino:
• Após acomodar os alunos sentados em círculo, contar a fábula: “O leão e o ratinho”. Explorar a história até que os algum aluno descubra a idéia principal do texto ( moral ).
• Identificar junto com os alunos os personagens do texto e as características de cada um.
• Expor oralmente as características de uma fábula (geralmente com animais, trazem sempre um ensinamento, etc.)
• Citar o nome de outras fábulas e explorar a seguinte: “O sapo e o boi”. Contar apenas a moral desta história (“Não tente imitar os outros; seja sempre você mesmo.”), e pedir que os alunos reescrevam-na conforme sua imaginação.
• Ler as fábulas escritas pelos alunos, e em seguida contar a versão original para fazermos as comparações.
• Fazer uma pesquisa em casa de outras fábulas e trazer para a escola para reescrevermos e montarmos um livro.

Avaliação: Através da participação dos alunos durante os questionamentos sobre o texto lido e também dos textos reescritos a partir da moral da história. Avaliar posteriormente os livros montados em sala com o auxílio da professora.

Nenhum comentário: