terça-feira, 4 de novembro de 2008

13º Encontro –

FALANDO UM POUCO SOBRE ORTOGRAFIA
O ensino de ortografia deve ser entendido como um processo de construção individual do aluno. Para que ocorra o processo de aprendizagem, é muito importante a intervenção do professor.
Devemos ter em mente que a criança precisa refletir sobre suas dificuldades ortográficas. Quantas vezes fomos obrigados a reescrever uma palavra porque a escrevemos de maneira errada? Essa atitude dos professores não foi garantia de que saberíamos a função das normas ortográficas, apenas que mecanicamente repetiríamos aquelas palavras da forma “certa”.
É importante sabermos explorar a ortografia com atividades lúdicas e criativas para que possamos alcançar nossos objetivos. Essas são algumas atividades desenvolvidas em sala que facilitam o trabalho com a ortografia:
1. Caça palavras / palavras cruzadas
2. Pesquisa no dicionário de palavras retiradas do texto (passar para os colegas o significado através de mímicas)
3. Jogo da memória utilizando as palavras e uma figura para ilustrá-la.
4. Leitura e produção de textos.


Nenhum comentário: