terça-feira, 4 de novembro de 2008

12º Encontro


SERÁ QUE PODEMOS ENSINAR A LÍNGUA PORTUGUESA COMO 2ª LÍNGUA?

Com a globalização, tornou-se evidente a impossibilidade de um país viver isolado do restante do mundo. No processo de aprendizagem, ocorre situação semelhante.
Atualmente, temos à disposição uma série de recursos e instrumentos tecnológicos que facilitam nossa vida cotidiana: televisão, videocassete, DVD, rádio, filmadora, computador e tantos outros.
Num mundo em constantes mudanças, como viver sem um constante aprendizado? Diariamente nos deparamos com produtos, palavras, expressões e diversas coisas de origem estrangeira. O que fazer? Ignorar? Temos sim uma grande necessidade de acompanhar essa invasão de culturas.
Acredito que devemos ensinar juntamente com a língua portuguesa as transformações sofridas pelo mundo devido a influência externa, não esquecendo da importância da bagagem que o aprendiz carrega.
Observando o dia de hoje descobri que não temos só duas línguas, mas sim três: a língua materna (que trazemos de casa), a língua culta (que aprendemos na escola) e a língua externa (que está presente nos rótulos das embalagens, nas mensagens da internet,...).


A cursista Flávia contou uma história em inglês com várias ilustrações para que pudéssemos compreender o que se passava. Foi muito bom ficar por alguns instantes no papel de aluna (outra vez ). Percebi a importância da compreensão do que se está ouvindo. Perdemos rapidamente o interesse quando o professor fala de uma maneira que não entendemos.

Nenhum comentário: