segunda-feira, 10 de novembro de 2008

21º Encontro –


IMPRESSÕES PESSOAIS SOBRE A PALESTRA MINISTRADA POR LUCÍLIA GARÇEZ E MARGARIDA PATRIOTA

"A aprendizagem se dá pela ação do aprendiz sobre o que é objeto de seu conhecimento e é potencializada por ambientes favoráveis."
"A reflexão é condição de aprendizagem da língua: é preciso pensar sobre como se pode ler e escrever quando ainda não se sabe fazê-lo."
"Saber decodificar letras em sons e codificar sons em letras não significa ser capaz de utilizar a língua: a capacidade de uso é equivalente à possibilidade de falar, escutar, escrever e ler em diferentes contextos de comunicação."
"A escola precisa aproximar, o máximo possível, suas práticas de uso da linguagem das práticas sociais de uso da linguagem."
"A atividade em parceria - em que os papéis do parceiro experiente e do aprendiz se alternam - é de grande importância para a aprendizagem."
"O trabalho com a diversidade de textos que circulam socialmente é necessário desde o início da escolaridade."
"É mais significativo, mais produtivo e mais eficaz aprender a ler e escrever por meio de textos."
"É possível produzir textos sem saber escrever."
"É possível 'ler' sem saber ler."
"É preciso ler e escrever para aprender a ler e escrever."
"O interesse e dedicação à leitura dependem de se ter acesso, desde pequeno, a textos interessantes, instigantes, intrigantes, emocionantes... Os textos simplificados, destinados principalmente a focalizar alguns padrões silábicos que se deseja ensinar, em geral não seduzem as crianças nem prendem sua atenção."
"São as crianças pobres as que mais precisam da escola para aprender a ler e a escrever."
"É fundamental que a escola se converta em um ambiente propício à leitura."
"A boa escrita é resultado tanto da leitura de muitos e diferentes textos, como da possibilidade de pensar e discutir sobre como se faz para redigir bem e receber ajuda para isso."

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