segunda-feira, 10 de novembro de 2008



18º Encontro – 18/09/2008


COMO FORMAR BONS LEITORES

Não são apenas os estudantes que precisam de estímulo para ler. Muitos professores também não têm esse hábito, que igualmente pode ser incentivado na escola. PROFESSOR QUE GOSTA DE LER TRANSMITE O PRAZER AOS ALUNOS.
A leitura não precisa ter hora certa. A criança lê com prazer o livro que ela escolhe. Através da leitura podemos nos manter atualizado, o que contribui para o desenvolvimento de qualquer área do conhecimento.
O professor deve descobrir que assunto interessa os alunos ou os que fazem parte de seu cotidiano. Assim eles terão um bom motivo para procurar mais informações nos livros, revistas e jornais.
A leitura compartilhada é uma ótima opção para trabalhar a linguagem oral das crianças.
Ler é uma grande viagem, uma aventura, algo que nos faz ir além e além. Como ir além? Refletindo, contestando, concordando, esclarecendo dúvidas com pais, professores e amigos. Essa é a viagem da leitura, na qual estamos atuando, ora como mocinhos, ora como bandidos da história.
A primeira batalha que o professor precisa vencer, é a de demonstrar para seus alunos que eles são agentes, quer dizer, sujeitos ativos, os “mocinhos” da história.

LUCÍLIA GARÇEZ E MARGARIDA PATRIOTA








Nenhum comentário: